domingo, 5 de dezembro de 2010

Recuperar um novo espaço para a BE

Até agora muito cheio de material informático, o espaço da varanda fechada - marquise da BE, começa a ter outra utilização. Embora limitada a sua utilização, face a ser o único sítio onde os professores têm acesso a computadores ligados à internet, uma situação que está em vias de se alterar, ficando então, todo espaço para a parte informal da BE (visionamentos, audições, leituras informais, jogos e...) e PARA A HORA DO CONTO.

Novas andanças com algum crescimento...

Algo mais se está a passar na BE, depois da nova reorganização:

Começaram as sessões directas com as turmas, por fases em que se experimentou o tempo de forma a se fazer também o empréstimo domiciliário (ainda não totalmente conseguido, há hábitos, a serem implementados, regras e postura a trabalhar, rotinas normalizadas,...), e assim continuando a caminhar.
Mas houve necessidade de se parar por duas semanas para reajustar o espaço desta BE e da Sala de Leituras da EB1 Fernando Pessoa.

 
 
 
A pouco e pouco vão-se criando mais rotinas interiorizadas, e quando se recomeça, nota-se melhorias.


ABERTURA À HORA DO ALMOÇO
Uma realidade com a experiência da assistente operacional D. Antónia Pires, pela forma como acolhe os alunos, orienta, os chamam a atenção e aplica as orientações e sugestões do professor bibliotecário.





segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A metamorfose da BE...

O até aqui...

    

    

... em metarmofose

    

   

PNL informação

Plano Nacional de Leitura
As dezasseis turmas do 1º Ciclo, estão inscritas e vão participar no projecto JÁ SEI LER
Consultar em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/  ...muita coisa interessante a consultar.

RBELx da BMLx já andam...

A Rede de Biblioteca Escolares de Lisboa, lançou no passado dia 28 de Setembro dois projectos muito interessantes:
1. Meadas de Livros, para os Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo
2. Mimos e livros à mão de semear, para bebés dos 9 meses aos três anos e pais, aos sábados nas BMLx Orlando Ribeiro e Penha de França, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian.
A consultar em:

De forma simbólica... mas muito válida pelos pais que apareceram

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Num acto simbólico, o professor bibliotecário abriu as portas da BE, convidando pais, encarregados de educação e outros elementos familiares, a passarem pelo espaço, no passado dia 11, segunda-feira, das 8:45 às 9:15 e das 15:30 às 17:45, e na realidade, apareceram alguns pais e encarregados de educação muito interessados. Trocou-se alguma informação e esclarecimentos… surgiram ideias, possíveis colaborações, parcerias, pois foi…, ainda poucos, mas alguns passaram por lá...

Informação do empréstimo domiciliário

Sobre o empréstimo domiciliário, já está quase tudo organizado, cada turma vai a sua pasta e cada aluno a sua folha Exel para registo dos livros requisitados, falta saber quem o irá fazer: os professores titulares de turma, que e assim deslocam-se à BE na semana em que o professor bibliotecário está na outra biblioteca escolar, a da EB1 / JI Santo António, com provavelmente a preciosa ajuda de uma assistente operacional… Será que se irá concretizar? Talvez, mas nada avançara enquanto a possível equipa da BE não esteja bem definida, porque arrumar os livros, depois do empréstimo, nos seus devidos lugares não é fácil enquanto não forem catalogados, uma situação ainda longe de ser uma realidade, apesar da inventariação estar a ser feita para o processo ser mais rápido.
Mas até lá ainda falta identificar as estantes e prateleiras na nova disposição do espaço da BE, depois far-se-á uma visita guiada e só depois se entra nas rotinas, se…
Vamos tentar que em Novembro já haja o empréstimo domiciliário.
Aguardemos por novidades.

... e assim se começou!

A primeira semana com sessões já decorreu. Autora escolhida Luísa Ducla Soares que, da sua imensa escrita para crianças, foram escolhidos dois livros:
Para o 1º e 2º Ano, TUDO AO CONTRÁRIO, em que os alunos escolhiam uma ou duas histórias que depois de lidas-contadas pelo professor bibliotecário, propunha um desafio plástico e com algum escrito.


    

Para o 3º e 4º Ano, SEIS HISTÓRIAS ÀS AVESSAS, A menina de cabelos de ouro, para o 3º Ano e O reino dos mandriões, para o 4º Ano, com um desafio à escrita, continuar ou reinventar uma história a partir da que foi lida-contada pelo professor bibliotecário.
Aguardaremos pelos resultados do desafio, que vai passar pelo computador, o Magalhães ou outro e provavelmente por casa…

    
  
 

sábado, 9 de outubro de 2010

Outubro - Mês Mundial das Bibliotecas Escolares

Em todo o Mundo o mês de Outubro é comemorado de forma simbólica, como o mês das Bibliotecas Escolares. Nesse sentido a Rede de Bibliotecas Escolares, apela a todos os professores bibliotecários das escolas em apresentarem alguma coisa, por mais pequena que seja, mas diferente.
A Biblioteca Escolar da EB1 do Bairro de São Miguel, infelizmente deixou de ter um professor bibliotecário, práticamente a tempo inteiro, para passar a ter um, como recurso partilhado (isto que dizer que se tem de dividir por várias escola, neste caso concreto, pela BE Santo António, uma escola com 9 turma e 4 salas do jardim-de-infância, a EB1 Fernando Pessoa (com 7 turmas), onde está a ser implementada um Sala de Leituras e ainda, pontualmente, a deslocação à EB1 do Hospital Rainha Dona Estefânia, onde está a decorrer processo de instalação e implementação de uma pequena BE dentre da específica EB1).
Face a tudo isto, decedi, como professor bibliotecário, fazer algo, e assim, no dia 11 de Outubro das 8:45 às 9:15 e das 15:15 à 17:45 (horário em que é permitido os pais e encarregados de educação entrarem na escola para deixarem e buscarem os seus educandos) estar na Biblioteca Escolar para acolher pais e alunos, e responder a questões que possam levantadas e mostrar o porquê da nova disposição da BE.
É pouco..., mas é um primeiro passo. Conto com a vossa presença, que desde já agradeço.

domingo, 26 de setembro de 2010

Vai acontecer na BMOR

Na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (junto à saída do metro de telheiras), Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, no dia 28 de Setembro será apresentado:  

“Programa de promoção da leitura 2010-2011, Meadas de Livros”

Nas bibliotecas moram histórias, imagens, personagens, cenários.
Moram meadas de livros, à espera de serem lidos, em diferentes momentos, por pessoas de distintas idades, livros de todos os géneros e temas. Livros ilustrados pelos criadores de imagens, de texturas, de cores e de formas. Livros escritos pelos inventores de palavras.
“Meadas de livros” é o programa de promoção do livro e da leitura das Bibliotecas Municipais de Lisboa, para o ano lectivo 2010-2011, destinado a jardins-de-infância, escolas do 1º Ciclo e Famílias.

Programa:
9h30m: Abertura do secretariado

10h15m: Nas bibliotecas moram livros e leituras
Sr.ª Vereadora do Pelouro da Cultura e Turismo, Dr.ª Catarina Vaz Pinto e do
Sr. Vereador do Acção Social, Desporto, Educação e Juventude, Protecção Civil, Dr. Manuel Brito
10h30m: Das Meadas de livros ao fio da história…
Apresentação do programa, por Susana Silvestre Chefe de Divisão de Gestão de Bibliotecas
As questões da leitura, por José Fanha Escritor, Poeta, divulgador de poesia, declamador
9h30-13h00: Feira do livro, pela Livraria Quer um mundo de histórias
Destinatários: educadores e professores, pais e outro interessados na leitura.

13, 14 e 15, primeiras sessões

O ano lectivo já começou, o primeiro ano já conheceu o Flicts, fez amizades e criaram-lhe amigos, e agora a Biblioteca Escolar vai começar as sessões directas com as turmas.
Outubro, dias 13, 14 e 15, todas as turmas da EB1 vão viajar até à BE para sessões de animação, divulgação e fomento da leitura (e escrita), com o professor bibliotecário de 15 em 15 dias (podem ser, desde que asseguradas pelo professor titular de turma e/ou outros, ou na hora do apoio ao estudo), este ser na BE, com actividades ligadas a este recurso da escola), a razão desta mudança é que há outra BE, outra EB1 que também vão usufruir dessas sessões…
Em 2009 / 2010 havia, no agrupamento três professores bibliotecário, dois no primeiro ciclo e um na sede do agrupamento, este ano dos dois do primeiro ciclo, passou a um, segundo as recomendações da Rede de Bibliotecas Escolares, os professores bibliotecários devem desenvolver o seu trabalho em todas as escolas do agrupamento, tenham ou não biblioteca escolar.
Assim, o professor Acácio Carreira (do 1º Ciclo) e o professor António Cardoso (do 2º e 3º Ciclo) têm:
Escola Sede – EB 2, 3 Eugénio dos Santos (Biblioteca Escolar)
EB1 do Bairro de São Miguel (Biblioteca Escolar)
EB1 / JI Santo António (Biblioteca Escolar)
EB1 Fernando Pessoa
EB1 do Hospital Rainha Dona Estefânia (que até final do ano civil em curso vai ter uma pequena Biblioteca Escolar, integrada na RBE).

Nota final
Este blog não é só para divulgação das actividades da Biblioteca Escolar, nele pode ser publicado trabalhos dos alunos, professores e restante comunidade escolar, ligados à leitura e escrita, no âmbito, ou não, do Plano Nacional de Leitura.